REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA CONTABILIDADE – PARTE 1 – VISÃO 360º

PARTE 1 – VISÃO 360º.

Na última década, a profissão contábil tem sido desafiada a tem apresentado respostas a uma verdadeira avalanche de mutações que interferem no dia a dia das pessoas e afetam seu patrimônio. Destacam-se: o fenômeno da globalização, o avanço da tecnologia, a complexidade do ambiente jurídico, a internacionalização dos padrões contábeis, a relevância das questões sociais e ambientais, o incremento da regulamentação; o surgimento de novos negócios, profissões e atividades.

Esta avalanche tirou os profissionais da contabilidade da zona de conforto, num primeiro momento transformando sua atividade mecânica em digital, seguido da internacionalização das práticas contábeis priorizando os princípios em detrimento de regras, abrindo espaço para uso do julgamento profissional e obrigando-os a busca pela educação continuada;

Entretanto, espera-se que as mutações da última década ocorram em períodos cada vez menores exigindo dos profissionais da contabilidade um estado de alerta permanente e olhares para o futuro.

A profissão contábil terá que conviver com tecnologias sofisticadas, fluxos financeiros globalizados, inovações frequentes, negócios regulamentados, tributação local e internacional.

Neste cenário complexo, existe uma lacuna de conhecimentos que passa pela forma de mensuração, regramento da divulgação, interconectividade dos relatórios financeiros e não financeiros, criação de relatórios corporativos mais inclusivos apresentando menos números e mais narrativa sobre a performance das empresas.

A Academia é peça fundamental neste ambiente de mudanças constantes e a lacuna de conhecimentos existentes deverá prioritariamente, a partir da configuração deste diagnóstico, agir rapidamente na busca deste conhecimento e preparar seu corpo docente tornando-o apto a formar os profissionais da contabilidade do futuro.

É preciso ter uma visão 360º. sobre o futuro da contabilidade, que leve em consideração no mínimo: este período de transformação; e alguns focos preferenciais como o conhecimento em Tecnologia e as habilidades que os Profissional da Contabilidade que atuam nas áreas de Auditoria, os Empresários Contábeis e os Acadêmicos.

Independente dos focos preferenciais indicados uma coisa é certa, a mudança de mentalidade “mindset” para transformar o modelo de negócio tradicional num novo modelo de prestação de serviços de contabilidade alinhado com os avanços sociais, tecnológicos, ambientais e regulatórios está cada vez mais claro no horizonte destes profissionais.

Em outros artigos, abordaremos de forma pragmática o impacto e as tendências que a avalanche de mutações vem causando no dia a dia dos profissionais da contabilidade procurando dar ênfase às áreas: Tecnologia, Auditoria, Organizações Contábeis e Academia.

Open chat
Hello, send us your doubts!