REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DA CONTABILIDADE – PARTE 4: AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

PARTE 4: AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

Os desafios do empresário contábil para romper com o modelo de negócios tradicional das organizações contábeis e se conectar com o novo modelo disruptivo, mais tecnológico, mais globalizado, mais interdependente, mais regulamentado e com mudanças mais frequentes talvez dentre tantas transformações que a profissão contábil já enfrentou esta seja a mais impactante ao trazer para plataforma digital uma realidade construída há séculos em plataformas analógicas.

Neste cenário disruptivo que estamos trazendo à reflexão dos caros leitores listamos a seguir alguns dos fatos que merecem a atenção das organizações contábeis e que forçosamente passarão a integrar seu planejamento estratégico

Cenário sócio-econômico globalizado. O fluxo internacional de capitais.
Tecnologias sofisticada a princípio com custos elevados;
Demandas sócio-ambientais crescente;
Escassez de informações qualificadas à tomada de decisões.
Métodos analíticos que mudam a contabilidade (Extração de dados já processados para análise qualitativas e quantitativas);
Contabilidade por exceção (Análise Contínua);
Uma nova empresa contábil focada no aconselhamento dos clientes, muito além do aconselhamento econômico-financeiro;
Interconectividade entre Relatórios Financeiros e Relatórios não Financeiros, por exemplo: o Relato Integrado;
Criar Relatórios corporativos mais inclusivos, que apresenta menos números e mais narrativas sobre a performance da organização; e
Requalificação dos Contadores absorção de novos conhecimentos e equipes multidisciplinares.

Chama à atenção a gama de novas situações, algumas disruptivas outras nem tanto, mas todas interferindo no futuro das organizações contábeis. Observo que neste primeiro momento todos procuram reduzir o GAP tecnológico buscando ferramentas mais sofisticadas, isto é: ferramentas que efetivamente utilizam a inteligência artificial nos processos de captação e processamento de dados eliminando a digitação de documentos e disponibilizando a geração de relatórios gerenciais personalizados às necessidades de cada clientes.

A eliminação deste GAP tecnológico já significa um avanço, porém não suficiente para exigências que o novo modelo de negócios apresenta. Novos conhecimentos, notadamente na área de comunicação, marketing, idiomas, políticas de governo dentre outros levarão as organizações contábeis a buscarem especialistas em áreas que no modelo atual não são consideradas como unidade de negócios, por exemplo: área de Custos, “Compliance”, Controles Internos, BPO – “Business Process Outsourcing”, Controladoria, “Data Analytics” entre outras.

Por outro lado, existe um movimento muito forte na sociedade cujo o número de adeptos é crescente principalmente na comunidade europeia onde já se fala em “Circle Economy” que preconiza um modelo econômico no qual a sustentabilidade ambiental e os impactos sociais são preocupações primárias no mercado futuro. Entender estes movimentos da sociedade é mais um desafio para as organizações contábeis, pois terão que encontrar respostas para se inserirem e desempenhar papel relevante.

A forma de se comunicar com a sociedade também passa por uma revisão, parece que os modelos tradicionais de divulgar a situação patrimonial e financeira de uma entidade já não é suficiente para os usuários desta informação. Existe uma tendência para elaboração de relatórios mais narrativos com menos números. Uma tentativa em fase avançada é o Relato Integrado que pretende centralizar num único documento todas as informações sobre o desempenho, perspectivas, responsabilidade sócio-ambiental, as demonstrações contábeis e demais informações privilegiando a transparência na relação com a comunidade.

Para enfrentar estes desafios não poderíamos deixar de mencionar a questão da educação continuada, que será objeto do próximo artigo, a requalificação dos profissionais da contabilidade, a criação de equipes multidisciplinares capazes de acompanhar a velocidade das mudanças apresentando soluções.

Open chat
Hello, send us your doubts!
Logo Núcleo Auditores
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Information from cookies is stored in your browser and performs functions such as recognizing you when you return to our website and helping our team understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Know more!